terça-feira, 28 de fevereiro de 2023

4 etapas da resposta sexual

 


4 ETAPAS DA RESPOSTA SEXUAL

Na sexualidade temos 4 etapas da resposta sexual, que são:

1.       Desejo: é a primeira etapa, em que os instintos são estimulados e a vontade cresce, ou seja, é uma experiência subjetiva que leva a vontade da pessoa buscar atividade sexual, seja sozinha ou com outra pessoa.

2.       Excitação: é uma reação fisiológica ao desejo e atração física, em que ocorrem uma série de alterações que preparam o corpo para uma relação sexual. No homem é demarcado pela ereção, ou seja, pênis ereto, que ocorre devido aumento da quantidade de sangue acumulado no aparelho genital e a miotonia, que é a crescente e involuntária contração de fibras musculares. Fica também com pele avermelhada do corpo, tem aumento de sensibilidade, da pressão sanguínea, da frequência cardíaca e respiratória. O que determina a excitação na mulher, é a produção de uma secreção que é responsável pela lubrificação.

3.       Orgasmo: é o clímax de prazer sexual, sensação de prazer máximo. Momento em que ocorre a ejaculação (que é o momento em que esperma é expelido para fora do corpo) no homem acompanhada da sensação subjetiva de profundo prazer. Na mulher pode ser clitoriano ou vaginal.

4.       Satisfação (resolução): o homem tem o momento refratário, que é o relaxamento necessário para que possa reiniciar uma nova atividade sexual. A mulher necessita de um aconchego após a relação sexual.

 

Afinal quem cuida da mente, cuida da vida!

Paula Freitas

Psicóloga, psicoterapeuta de casal e terapeuta sexual

WhatsApp – 11 98313 2371

WhatsApp: http://wa.me/5511983132371

paulafreitaspsicologa@gmail.com

@paulafreitaspsicologa

@relacionamentoabusivopsi

#paulafreitaspsicologa #relacionamentospsicologia #insightpsique #terapeutasexual #psicologaonline #psicoterapeutadecasal #psicoeducação #dificuldadesnosrelacionamentos #conflitosnosrelacionamentos #narcisista #relacionamentoamoroso #fimdorelacionamento #separação #sexualidade #relacionamentoabusivo #relacionamentoabusivopsi

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário